QUÍMICA GERAL

Este curso tem por objetivo fornecer ao aluno uma descrição histórica acerca dos modelos atômicos. Mostrar a aplicação e exercitar as principais propriedades físico-químicas obtidas através da evolução dos modelos atômicos. 2. Exercitar os conteúdos relativos a cálculo estequiométrico. Aplicação no preparo de soluções, planejamento de reações químicas e procedimentos analíticos de modo geral. 3. Aplicações do modelo atômico moderno: propriedades periódicas, ligações químicas, geometria molecular, compostos iônicos, covalentes e metálicos. 4. Apresentar as bases para as reações químicas: teoria dos ácidos e bases de Arhenius, Bronsted-Lorry e Lewis. 5. Apresentar as bases do equilíbrio químico. Aplicações.

Seu conteúdo abrange: Conceitos fundamentais; Composição da Matéria, Energia e Transformações; Estrutura Atômica; Apresentação da Tabela Periódica dos Elementos; Estequiometria: Aritmética Química; Química de coordenação – Teorias OM, VSEPR e do Campo Cristalino; Ligações Químicas: Conceitos Gerais Ligações Covalentes e Estrutura Molecular; Os estados da Matéria e as Forças Químicas Intermoleculares; Gases; Aprofundamento em Tabela Periódica dos Elementos; Termodinâmica Química; Cinética Química; Reações Químicas em Solução Aquosa; Propriedade das Soluções; Ácidos e Bases; Equilíbrio Ácido-Base em Solução Aquosa; A Química Inorgânica dos Sistemas biológicos; Princípios de Eletroquímica; Princípios de Fotoquímica; Princípios de Química Nuclear – Noções de RMN.

Os ensinamentos da disciplina visam habilitar os estudantes do curso de biotecnologia no trabalho com a química, na preparação, avaliação e análise de soluções, cálculos estequiométricos, desenhar e prever reações químicas, conhecer e saber preparar os diversos tipos de funções inorgânicas, prever as propriedades químicas e físicas dos diversos compostos inorgânicos. Enfim, fornecer a base para o domínio da química necessária à compreensão e desenvolvimentos dos diversos processos biotecnológicos.

O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas teóricas expositivas, dialogadas, além de aulas práticas laboratoriais. Para sedimentar os conhecimentos adquiridos, será sugerido à formação de grupos de discussão, referentes aos assuntos ministrados em aula. Nas aulas serão utilizados recursos de multimídia, quadro branco, pincel atômico e laboratório de Química.Também disponibilizamos vídeo-aulas on-line de todas as aulas presenciais.

A avaliação do desempenho dos alunos será realizada conforme descrito a seguir: 1ª etapa: 1 prova de 10,0 pontos; 2ª etapa: 1 prova de 10,0 pontos; 3ª etapa: 1 prova de 10,0 pontos. A nota mínima para aprovação direta é igual a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das quatro etapas. A frequência é de pelo menos 75% das aulas. Terá direito a prova final o aluno que obtiver média aritmética mínima de 4,0 (quatro). Haverá uma prova substitutiva no final do semestre somente para os alunos que por motivo justo perderam uma das avaliações. 50% da nota virá das atividades desenvolvidas no Moodle.

Referências:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; ALENCASTRO, Ricardo Bicca de. Princípios de Química:questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012, 2013. 922 p. ISBN: 9788540700383.

BROWN, Theodore L et al. Química:A Ciência Central. 9.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 972p. ISBN: 8587918427.

KOTZ, John C et al. Química Geral e Reações Químicas. São Paulo: Cengage Learning, 2008, 2009, 2010, 2013, 2014. v. ISBN: 97885221069121, 97885221075442.

RUSSELL, John B; SANIOTO, Divo Leonardo. Química geral. São Paulo: McGraw Hill, 1982. 897p.