Disciplina Princípios de Química Orgânica do curso de Biotecnologia do Centro de Biotecnologia da UFPB

Disciplina do programa de pós graduação DITM -  DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLOGICA EM MEDICAMENTOS/PPgDITM

TECNOLOGIA DE MATÉRIAS-PRIMAS SINTÉTICAS

QUÍMICA ORGÂNICA II

O curso tem por objetivo transferir conhecimento e experiência na área de Química Orgânica, com ênfase nas áreas de reações orgânicas, estrutura química, catálise, funções orgânicas, reatividade e síntese, sempre visando aplicações na área de biotecnologia.

O conteúdo envolve os conceitos de Aromaticidade - Reações do benzeno, Reações de benzeno substituído, Substâncias carboniladas I - Substituição nucleofílica acílica, Substâncias carboniladas II - Adição nucleofílica acílica, substituição nucleofílica acílica e adição - eliminação nucleofílica - Reações de substâncias carboniladas α,β-insaturadas, Substâncias carboniladas III - Reações no carbono α, Aprofundamento em reações de oxidação-redução, Aprofundamento em aminas/substâncias heterocíclicas, Catálise, Os mecanismos orgânicos das coezimas – Metabolismo, Polímeros sintéticos, Reações pericíclicas, Química orgânica das drogas - Descoberta e planejamento."

Ao final do curso os estudantes devem adquirir algumas habilidades e competências, vão adquirir conhecimentos sobre as características estruturais que tornam uma substância aromática e antiaromáticas, as reações químicas comuns ao benzeno e heterocíclicos aromáticos, o efeito dos substituintes sobre a reatividade e regioseletividade. Planejar síntese com compostos que contenham anéis aromáticos. Entender o mecanismo das reações químicas comuns ao compostos que contém o grupo carbonila. Conhecer as reações de oxidação e redução em compostos orgânicos. Conhecer a química e estrutura dos compostos nitrogenados, mecanismos e reatividade. Compreender os mecanismos de catálise, o papel das coenzimas o metabolismo de polímeros sintéticos, tais como carbohidratos, proteínas, ácidos nucléicos. Conhecer as reações pericíclicas e a química orgânica das drogas, o desenvolvimento e síntese de novos fármacos.

A metodologia de ensino empregada consiste em transferir o conteúdo programático, que será desenvolvido por meio de aulas teóricas expositivas, dialogadas, além de aulas práticas laboratoriais. Para sedimentar os conhecimentos adquiridos, será sugerido à formação de grupos de discussão, referentes aos assuntos ministrados em aula. Nas aulas serão utilizados recursos de multimídia, quadro branco, pincel atômico e laboratório de Química. Também disponibilizamos vídeo-aulas on-line de todas as aulas presenciais. Também serão utilizados todos os recursos disponíveis no Moodle, no qual os alunos podem usar programas e simulações, assim como resolver exercícios de fixação.

A avaliação do desempenho dos alunos será realizada através de 4 provas escritas de avaliação valendo 5 pontos cada uma, concomitante com estas provas, haverá 4 conjuntos de atividades para serem desenvolvidas no Moodle valendo 5 pontos cada; também haverá atividades práticas em que se avaliarão relatórios, constituindo no total uma quinta nota. A nota para aprovação direta deve ser igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das cinco notas anteriores. A frequência é de pelo menos 75% das aulas. Terá direito a prova final o aluno que obtiver média aritmética superior ou igual a 4,0 (quatro). Haverá uma prova substitutiva no final do semestre somente para os alunos que por motivo justificado perderam uma das avaliações.